quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vamos torcer para esse projeto se tornar uma realização!

Fonte: ANDA

   O deputado federal Marco Feliciano apresentou semana passada uma proposta na Câmara para proibir o sacrifício de animais em rituais religiosos.
   Feliciano sabe que a Constituição Federal garante a liberdade de culto dizendo que o local é inviolável, assegurando assim o livre exercício da crença, mas em sua opinião é preciso fazer cumprir, também, o artigo 225, Inciso VII, no qual "estabelece nosso dever de proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade."
   O deputado alega que é necessário criar esse projeto para poder defender os animais que durante esses rituais são submetidos a maus tratos e o projeto em si, não tiraria a liberdade de culto, apenas impediria que animais fossem mortos.
   O que me resta dizer é: Parabéns Sr. Marco Feliciano! É assim que se mostra a existência de boas pessoas na política, pessoas com coragem para apresentarem projetos, não só para os humanos, como para seres que merecem respeito, consideração e solidariedade tanto quanto nós. É assim que o país vai pra frente! 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

                                    Fonte: Google
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Monja Coen: "Os animais são nossos companheiros."

   A história de hoje é sobre a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen Budista que contou um pouco sobre o budismo e os animais na reportagem do Jornal Animal desse mês, distribuído gratuitalmente em todas as lojas Pet Center Marginal.

Fonte: Jornal Animal, Edição 87
  
   Revista: Qual a relação entre o Zen Budismo e os animais?
   Monja Coen: "Acho que desde o início das práticas butistas de Shakyamuni Buda, fundador do budismo, nós falamos que todos os seres são a natureza Buda, a natureza ilumindada. Então, não há excecão. Nós, seres humanos, não somos especiais. Somos uma das espécies e sem as outras espécies, não estaríamos aqui. É uma visão bem diferente da idéia antopocentrista de algumas tradições religiosas, em que o ser humano é o centro da criação. Nós não somos o centro da criação, somos uma das espécies. Temos uma capacidade diferenciada de raciocínio, de inteligência, temos revistas, rádios, poesias, mas isso não nos torna melhor. A nossa visão é que cada espécie tem sua função e seu papel e todos tem equidade, o mesmo valor de vida."
   Revista: Animais têm alma?
   Monja Coen: Nós tratamos os animais, como no Japão, como pessoas, quando morrem. Nós fazemos prece por 49 dias, muito semelhante à prece que fazemos pelos seres humanos. O budismo não acredita numa alma fixa, permanente, mas que tudo isso está em um processo de transformação mesmo no pós mortem. O respeito e a consideração que se dá é o mesmo de uma vida humana.
   Revista: O que é cuidar de um animal, o que podemos oferecer de melhor para eles?
   Monja Coen: Compreendê-los. Esta é a primeira coisa. Não é atender os pedidos deles, mas as necessidades verdadeiras que muitas vezes podem querer chocolate ou tantas coisas que não lhe fazem bem. Então, na verdade cuida de um bicho é um compromisso que se tem. Sevai viajar, quem vai cuidar? Os horários de banheiro, da comida, devem ser mantidos.
   Revista: Quantos animais você tem?
   Monja Coen: Atualmente moram comigo Godofredo (labrador), Malu (srd) e Prajna (srd).
  
   Para terminar, ela ainda deixou um recado dizendo para cuidarmos dos nossos animais com a mesma ternuara com que cuidamos de nossos filhos, avós e irmão, pois são todos nossos companheiros.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Doce ou travessura??

   TRAVESSURA!! Afinal, assim como as crianças, os animais adoram uma boa bagunça e foi pensando nisso, portanto, que o site Tumblr veio ao ar e já está bombando na Europa!


terça-feira, 21 de agosto de 2012

A bondade infinita das crianças

Fonte: ANDA

   Esse é Tomy ao lado de sua mãe adotiva, a veterinária que cuidou dele e acabou se rendendo pela doçura do cão de aproximademente 10 anos de idade.
   Consigo contar sua história em poucas palavras, porém orgulhosamente: Crianças o salvaram após terem levado, por semanas, água e comida ao cachorro encontrado em Bedouim vivendo em um matagal ao lado de uma estrada  no deserto de Neget. As inocentes e bondosas crianças perceberam que ele não podia se locomover por causa dos machucados e dores nas pernas traseiras e, por isso, diariamente cuidavam dele até quando decidiram chamar uma associação de Israel chamada LAL, Let the Animals Live, que o resgatou e medicou depois de diagnosticarem paralisia nas patas, provavelmente derivada de algum atropelamento ou mãos tratos.
   Mais uma vez, nós, adultos, estamos recebendo lição de amor, compaixão e respeito por parte das crianças, seres mais imaturos e inexperientes, porém, mais HUMANOS.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Loucos?

   Muitos acham que eu sou louca por gostar tanto de animais, as vezes até, mais do que de pessoas. Mas que culpa eu tenho se eles só me dão motivos para amá-los, diferente dos humanos que tanto causam decepção, intriga ou tristeza? Ok, nada disso interessa para aqueles que me acham louca, até tonta por achar que posso mudar alguém, um grupo ou o mundo. Pior que escuto isso dos meus próprios amigos, mas não os condeno, afinal são poucos que enfrentam os pensamentos padrões por uma justiça mais ética. Hoje, vamos assumir que aqui só tem pessoas que levam, de vagar, o mundo para frente de um modo mais humano. Se isso é ser louco, muito prazer então!

  

O minúsculo resurge!

Fonte: Publico.pt

   Um gastrópode aquático que tinha sido dado como extinto em 2000 foi redescoberto no ano passado, num rio do Alabama, nos Estados Unidos. A espécie, Leptoxis compacta, tem cerca de dois centímetros, uma concha como a do caracol, corpo amarelo, uma faixa preta na cabeça e faziam 75 anos que não era vista.
“Ser capaz de encontrar uma espécie que se pensava extinta é sempre encorajador, especialmente quando as histórias de biodiversidade e conservação não costumam ser positivas”, disse Nathan Whelan, um dos autores da descoberta publicada, nesta quarta-feira, dia 1º de agosto, na revista Public Library of Science One.
   Esse bichinho de alimenta de algas que crescem nas rochas do rio utilizando dentes microscópicos para as raspar, na qual tal característica possibilitou a confirmação da existência da espécie.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fofoquinha!

   Todo mundo sabe que os atores da Saga Crepúsculo, Kristen Stewart e Robert Pattinson estão separados depois de uma traição de Kristen com o diretor de seu último filme protagonizado. O que ninguém sabe é que no momento eles estão brigando na justiça pela custódia do cão Bear, adotado por eles em um abrigo em Louisiana, nos Estados Unidos.

Fonte: Blog da Estopinha

   Além do cachorro, o casal tem, também, um gato que por decisão já acertada entre os dois, deverá ficar com a mãe, restando agora, apenas, a briga pelo Bear que já foi proporto pela Kirsten viver em uma rotina de guarda compartilhada.
   Como não aguento deixar minha opnião de lado, já vou falar hahaha: Eles bem que podiam tentar superar os acontecimentos para voltarem a se entender e, obviamente, se amarem, beneficiando os animais que só terão a ganhar com a reconciliação dos dois. Mas como não se manda no coração, o bom seria o revezamento proposto pela garota, pois dentro das soluções cabíveis, essa seria, com certeza, a mais correta, tendo em vista que o cãozinho não seria desprovido de algum dos amores, como o gatinho será por parte do "vampiro" que abriu mão de sua compania. Ponto para "Bella" que ama e quer os dois! E vocês, o que acham?

Encontro natural

Fonte: Revista Nature e ANDA
  
   Um encontro acidental entre um barco de pesquisadores e um grupo de baleias cachalote dormindo no oceano, abriu as portas para que uma série de pesquisas começassem. Segundo os cientistas da Universidade de St Andrew´s, do Reino Unido, as baleias entram em sono profundo por certo período do dia, por isso o barco conseguiu chegar bem perto sem que nenhuma acordasse.
   CURIOSIDADE: Por serem tão inteligentes, baleias e golfinhos descansam apenas um dos hemisférios do cérebro por vez. Isso porque eles precisam fazer coisas importantes que obrigam a atividade física, como respirar à superfície, ou até evitar predadores.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O amor é a coisa mais preciosa. Pena que nem todos pensam assim...

   Meus queridos,
   tive que correr pra cá quando escutei uma reportagem na íntegra, coisa que durante o dia só presenciei em partes esse assunto tão comentado hoje. Que assunto? Eu digo e vocês já devem estar cientes: Um incêndio acabou com partes de um acervo no Rio de Janeiro, onde entres as obras de artes haviam grandes nomes como Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, obras não só com valores artísticos, como também históricos, além de financeiramente terem sido mencionados como inestimáveis.
   O dono do apartamento acidentalmente incendiado, Jean Boghici, artista plástico e um dos maiores colecionadores do país que mesmo ao ver a tragédia ocorrida tanto com a arte, quanto com sua própria casa, declarou publicamente que sua maior perda foi a morte de sua gata tão amada.
   Clique Aqui para ler e assistir a reportagem inteira e se satisfazer emocionalmente ao ver que esse homem não deu a mínima para os enormes danos materiais e que se importou, apenas, com o que realmente importava para ele: Sua gata, tão querida! Para mim, um exemplo de homem!! Da-lhe Jean Boghici!!

Escolhas transformam pessoas e sociedades.

   "Escolher", por Nina Rosa

   Escolher é demonstrar quem somos. Palavras são quase desnecessárias, e, talvez, mesmo inúteis, perante a fôrça de nossas escolhas a cada momento de nossas existências, pois demonstramos quem somos para nós mesmos.
   É assim que vou me conhecendo: não pelo penso ou sinto, mas pelas escolhas que faço do meu pensar e sentir.
   Nem sempre respeitamos nosso pensar ou sentir e podemos fazer escolhas que nos agridem. Masoquismo? Carma? Talvez falta de auto-conhecimento ou de auto-respeito.
   Felizmente com o avançar da idade é bem mais raro isso acontecer, e, se acontece, percebemos rapidinho e podemos escolher mudar aquela escolha. É o livre-arbítrio, aquele que nos impede de culpar outros pelo que nos acontece, pois tudo é resultado de escolhas nossas, conscientes ou não.
   Às vezes, nossa vida toma rumos totalmente inesperados, não por alguma grande escolha que tenhamos feito; mas por pequenas escolhas que fomos encadeando no dia a dia. E se um dia me pergunto como vim parar aqui?Percebo que foi porque fui aprendendo a respeitar meus sentimentos, inclusive aqueles chamados de intuição, que, ao serem reconhecidos, vão se fortalecendo e formatando minhas escolhas e quem me tornei. Hoje. Por que amanhã é outro dia e posso escolher fazer novas escolhas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Descoberta

Fonte: Notícia Animal

   Embora a mídia noticie, muitas vezes, o desaparecimento de muitas espécies do mundo animal, hoje a notícia é diferente. Foi descoberto um novo macaco: O Callicebus vieirai, da família dos zogue-zogues, é um novo primata que, após muita pesquisa, chegaram à conclusão de que realmente se tratava de uma nova espécie. E sem deixar de dar os créditos, o site Notícia Animal escreveu muito bem: "Os “pais” do novo macaquinho e responsáveis pela publicação da descoberta são Fábio Oliveira do Nascimento, Juliana Gualda de Barros e Marília Kerr do Amaral."

domingo, 12 de agosto de 2012

                                                              Fonte: Google

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Anotem na agenda!

   Ainda falta bastante, mas não custa nada a gente ficar ligado para não perder a data!
   04 de Outubro de 2012: Dia Nacional de Adotar um Animal, que será comemorado pelo 13º ano consecutivo e se Deus quiser e com a ajuda de todos, será um dia de sucesso!

Fonte: Animal Livre

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cuidado com os dentinhos!

   Fonte: Google
   Os coelhos são animais que possuem dentes com crescimento constante, isso quer dizer que por toda a vida, eles estarão crescendo e assim, muitas das patologias a serem caracterizada nos bichinhos, estão ligadas aos dentes.
   A arcada dentária deles é constituída por 28 dentes entre os molares, pré molares e incisivos, nos quais se desgastam através da mastigação e do contato entre os dentes superiores e inferiores. Quando o alinhamento entre os dentes superiores e inferiores não acontece corretamente, o desgaste não ocorre e, assim, há um sobrecrescimento dentário. Esta má oclusão pode ser ocorrida por conta de deformações congenitas, deficiências alimentares, traumas, fraturas mandibulares, infecções ou tumores na boca.
   O problema é que os sintomas são geralmente discretos, mas aprenda como reconhecê-los através dos itens elencados abaixo:
- Diminuição do apetite ou alterações dos hábitos alimentares
- Diminuição da ingestão de água
- Alterações nos hábitos de higiêne
- Feridas nas bochechas

- Maior abertura do maxilar
- Perda de peso
- E se as alterações se derem nos incisivos, pode haver até projeção do mesmo para fora da da boca.
Em casos mais graves, o crescimento exagerado pode atingir o nível das raízes, como consequência da falta de desgaste, como disse anteriormente. Nesse caso, os sintomas são:
- Salivação excessiva
- Inflamação na zona afectada
- Abcessos nas raízes
- Sintomas oculares ou nasais
   O tratamento dentário nos coelhos varia de acordo com as alterações observados e vamos lembrar que o sucesso dele, depende do diagnóstico precoce. O ideal é que seja feito um exame à cavidade oral do animal periodicamente, recvorrendo até para radiografias se o veterinário julgar necessário.
   Como diz o ditado minha gente: "Previnir é melhor do que remediar", então vale deixarmos a disposição dos coelhinhos sempre um pouco de feno, cubos de alfafa, pedras de minerais e madeiras não tratadas para que eles possam roer a vontade, desgastando os dentes e além de previnir os problemas dentários, ainda os mantemos ativos.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exemplo de homem!

   Como já disse em outras ocasiões, o blog não tem o intuíto de contar desgraças, não que eu não ache válido, mas prefiro deixar de contá-los para não me encontrar em lágrimas como freqüentemente acontece, por isso prefiro compartilhar boas histórias para incentivar cada vez mais atitudes dígnas.
   Embora ocorrido em decorrência a uma tragédia natural, um homem íntegro de amor, moralidade e príncipios ainda conseguiu unir suas próprias forças para salvar os cães que também foram vítimas das inundações que atingiram a capital das Filipinas. Mas pra que contar, se a foto diz tudo, não é?

 Fonte: Uol

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Rapidez mundial!

Fonte: Terra

   Nessa linda imagem registrada pela National Geographic, apresento à vocês Sarah, uma guepardo fêmea de 11 anos moradora do zoológico de Cincinnati, que quebrou nessa semana de acordo com a Reuters, seu próprio recorde mundial correndo 100m em apenas 5,95 segundos, atingindo 101 km/h. 
   Seu tempo recorde contabilizado em 2009 foi de 6,13 segundo mas o impressionante não é sua rapidez, mas sim essa possibilidade de poder correr "livremente".

domingo, 5 de agosto de 2012

Dica para quem for à Vienna

Fonte: You Tube
 
   Isso mesmo minha gente, mas pena que não é no Brasil e sim em Viena, onde foi aberto esse estabelecimento no qual  vários gatos passam o dia por lá com os humanos podendo acariciá-los, alimentá-los ou para que eles, os humanos é claro, possam desfrutar de um cafézinho na compania dos felinos.
   A dona é a japonesa Takako Ishimitsu, quem afirma que no Japão esse tipo de empreendimento é comum. Obviamente nem todos gostam de lugares que aceitam animais, mas a dona contou que a maioria aceitou bem. E não é que a idéia da japonesa foi certeira! Desde então, o café não para de receber clientes seja por gostarem de gatos, por não poder tê-los ou por mera curiosidade.
   Todos os gatos que vivem lá foram recolhidos em abrigos espalhados na cidade e tiveram de ser observados por veterinários que atestaram, enfim, o bom estado de saúde deles. Mas o interessante é a coragem que Takako teve ao tentar a licença em Viena para seu projeto ir além, pois em um país onde as condições sanitárias são levadas muito a sério, é preciso que o proprietário cumpra toda e qualquer regra da legislação.

Saiba mais!

   Fonte: Arquivo Pessoal e Google

   Todo mundo conhece essa ave, mas poucos sabem que as Calopsitas estão entre as aves de estimação mais populares não só no Brasil, como no mundo e que são a menor das Cacatuas conhecidas e as únicas com caudas longas.
   De modo geral, as Cacatuas são aves que não passam despercebidas seja por sua beleza ou por sua docura. Possuem exemplares com pelagem negra, rosada, amarela ou cinza e, ainda, o mais caracteristíco, o topete, que pode variar desde o negro até tons rosados e brancos. A Cacatua Minuatura, ou seja, a Calopsita, se alimenta em seu habitat natural de sementes coletadas no solo, por isso não se assute se sua ave gostar de passar grande parte do tempo no chão da gaiola ou do viveiro, afinal elas estão apenas repetindo um comportamento da espécie.
   Enfatizando o nome Calopsita, podemos mencionar que desmembrado, vem das palavras gregas kalos e psitta que em português significa belo e papagaio, respectivamente.
   O canto é suave, melódico, agradável, mais comum nos machos e conseguem aprender músicas, quando os humanos assoviam para ensiná-las. E por exeperiência própria posso dizer que são aves que são facilmente criadas em cativeiro e com fácil reprodução. Mas é lógico que isso não significa que elas podem ficar em cativeiros desprovidos de espaços. Cativeiro significa lugar fechado, mas que deve ser amplo. adequado, com improvisos naturais, comida e água farta, arejado e  confortável, pois nenhum animal merece ficar enclausurado em uma gaiola pequena ou qualquer cantinho. Sobre essa questão, existe a criação considerada ecologicamente correta, predominante no país, onde acontece há decádas sem tirar exemplares da natureza e acrescentando, ainda, a convivencia com humanos.
   O carinho delas é tanto, que quando ficam com o dono desde pequenas desenvolvem grande amor e apego, podendo desenvolver até ciúmes com relação aos donos e consequentemente, atacando quem chegue por perto, pra vocês verem que amor animal é o mesmo independente da espécie.
 

sábado, 4 de agosto de 2012

Cara de um, focinho de outro.

  
   Será que esse ditado também vale para seres humanos e animais? De acordo com o veterinário homeopata Marcos Fernandes a resposta é um belo de um SIM.
   A boa relação entre o homem e o animal está totalmente ligada ao biotipo de cada um, ou seja, os bichinhos tendem a ser parecidos com o dono, portanto, animais gordos, donos gordos; animais sedentários, donos sedentários; animais estressados, donos estressados; e por aí vai.
   Questões ambientais e de observação comportamental dos donos acarretam nesses anjinhos peludos o desenvolvimento de tais semelhanças no temperamento deles, que com o tempo, se aprimoram e se tornam praticamente iguais nos hábito e na maneira de ser.
   O comportamento que estamos falando é, na verdade o temperamento, onde em muitos casos passam a ser iguais aos do dono, mas não a personalidade hein. Por isso a necessidade de adquir uma raça que tenha personalidade semelhante a sua, favorecendo e beneficiando a relação entre ambos, já que é para a vida toda de alguma da partes. "Temperamento é possível alterar com o tempo e convivência, a personalidade não, ela é genética", ressalta o veterinário. Se você quer um exemplo de falta de compatibilidade eu te dou: Imagine só um homem que gosta de exercícios e tem um animal sedentário ou o inverso, entenderam o motivo dela ser tão necessária? O futuro dos animais são muito comprometedores negativamente, quando essa compatibilidade não existe, pois eles acabam sendo doados ou até mesmo, abandonados.
   Se você, lendo esta matéria, percebeu uma diferente entre você e o seu bichinho, não se apavore. Fernandes explica que a homeopatia pode ajudar em muito seu animal de estimação: "Assim como nos humanos, a homeopatia equilibra a energia vital do animal, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida do pet e evitando que ele adoeça por conta dessas diferenças com o dono".
   Homeopatia não é luxo e nem frescura pessoal! É uma medicina alternativa, porém muito eficaz. O tratamento começa com o médico fazendo perguntas ao dono sobre a personalidade do animal e as enfermidades físicas ou psicológicas que ele tem. Além disso,além de natural, tem baixo custo, trata o indivíduo humano ou animal como um todo, é auto-sustentável e ambientalmente correta.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Parabéns para a mais nova mamãe!

                    Fonte: Google - Filme                                                                Fonte: Uol - Voluntária junto com os 15 filhotes

   Uma cachorra vira-lata chamada Gaúcha deu à luz a 15 filhotes, na última sexta feira (27/07/12) em um parto emergencial na cidade de Ribeirão Preto.
   Segundo os veterinários, o normal seria ela ter gerado 9 filhotes, mas eles acreditam que houve condições para a procriação de mais 6 filhotes "avantajados" devido ao grande tamanho do pai, outro vira lata nomeado Gigante. 
   No parto foi necessário realizar uma cesareana com duração de 2 horas que resultou no nascimento de 9 fêmeas e 6 machos, nos quais todos serão vacinados e castrados para, posteriormente, serem encaminhados à adoção em meados de outubro.
   Em um parto por cesárea há sempre o risco da mãe rejeitar os filhotes o que chegou a acontecer durante algumas horas, porém felizmente, a situação se reverteu naturalmente. E foi graças a essa solução, que a fofura da Gaúcha sobreviveu, pois seu estado clínico era intensamente grave, como disse o veterinário Jeffrey Frederico Lui: "Ela não ia conseguir dar a luz normalmente porque os fetos se desenvolveram muito. Os cachorrinhos iriam morrer, apodrecer e provocar uma intoxicação que mataria a mãe."

   Fonte: ANDA, Google
   Vocês devem estar se perguntando como é na hora da amamentação, não é? Então, como obviamente não há tetas para todos, foi necessário estipular um rodízio e outra coisa importante foi submeter Gaúcha a uma dieta especial de ração fmisturada com fígado, leite e carne moída para garantir o sustento da ninhada.
   Por fim, todos estão se adaptando e vivendo na casa da dona, Angélica Caroline Scatena, em Cravinhos, junto com mais 14 cachorros, sendo todos animais resgatados das ruas por ela.