Fonte: Google
Os coelhos são animais que possuem dentes com crescimento constante, isso quer dizer que por toda a vida, eles estarão crescendo e assim, muitas das patologias a serem caracterizada nos bichinhos, estão ligadas aos dentes.
A arcada dentária deles é constituída por 28 dentes entre os molares, pré molares e incisivos, nos quais se desgastam através da mastigação e do contato entre os dentes superiores e inferiores. Quando o alinhamento entre os dentes superiores e inferiores não acontece corretamente, o desgaste não ocorre e, assim, há um sobrecrescimento dentário. Esta má oclusão pode ser ocorrida por conta de deformações congenitas, deficiências alimentares, traumas, fraturas mandibulares, infecções ou tumores na boca.
O problema é que os sintomas são geralmente discretos, mas aprenda como reconhecê-los através dos itens elencados abaixo:
- Diminuição do apetite ou alterações dos hábitos alimentares
- Diminuição da ingestão de água
- Diminuição da ingestão de água
- Alterações nos hábitos de higiêne
- Feridas nas bochechas
- Maior abertura do maxilar
- Perda de peso
- Feridas nas bochechas
- Maior abertura do maxilar
- Perda de peso
- E se as alterações se derem nos incisivos, pode haver até projeção do mesmo para fora da da boca.
Em casos mais graves, o crescimento exagerado pode atingir o nível das raízes, como consequência da falta de desgaste, como disse anteriormente. Nesse caso, os sintomas são:
- Salivação excessiva
- Inflamação na zona afectada
- Abcessos nas raízes
- Sintomas oculares ou nasais
- Inflamação na zona afectada
- Abcessos nas raízes
- Sintomas oculares ou nasais
O tratamento dentário nos coelhos varia de acordo com as alterações observados e vamos lembrar que o sucesso dele, depende do diagnóstico precoce. O ideal é que seja feito um exame à cavidade oral do animal periodicamente, recvorrendo até para radiografias se o veterinário julgar necessário.
Como diz o ditado minha gente: "Previnir é melhor do que remediar", então vale deixarmos a disposição dos coelhinhos sempre um pouco de feno, cubos de alfafa, pedras de minerais e madeiras não tratadas para que eles possam roer a vontade, desgastando os dentes e além de previnir os problemas dentários, ainda os mantemos ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!