segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Monja Coen: "Os animais são nossos companheiros."

   A história de hoje é sobre a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen Budista que contou um pouco sobre o budismo e os animais na reportagem do Jornal Animal desse mês, distribuído gratuitalmente em todas as lojas Pet Center Marginal.

Fonte: Jornal Animal, Edição 87
  
   Revista: Qual a relação entre o Zen Budismo e os animais?
   Monja Coen: "Acho que desde o início das práticas butistas de Shakyamuni Buda, fundador do budismo, nós falamos que todos os seres são a natureza Buda, a natureza ilumindada. Então, não há excecão. Nós, seres humanos, não somos especiais. Somos uma das espécies e sem as outras espécies, não estaríamos aqui. É uma visão bem diferente da idéia antopocentrista de algumas tradições religiosas, em que o ser humano é o centro da criação. Nós não somos o centro da criação, somos uma das espécies. Temos uma capacidade diferenciada de raciocínio, de inteligência, temos revistas, rádios, poesias, mas isso não nos torna melhor. A nossa visão é que cada espécie tem sua função e seu papel e todos tem equidade, o mesmo valor de vida."
   Revista: Animais têm alma?
   Monja Coen: Nós tratamos os animais, como no Japão, como pessoas, quando morrem. Nós fazemos prece por 49 dias, muito semelhante à prece que fazemos pelos seres humanos. O budismo não acredita numa alma fixa, permanente, mas que tudo isso está em um processo de transformação mesmo no pós mortem. O respeito e a consideração que se dá é o mesmo de uma vida humana.
   Revista: O que é cuidar de um animal, o que podemos oferecer de melhor para eles?
   Monja Coen: Compreendê-los. Esta é a primeira coisa. Não é atender os pedidos deles, mas as necessidades verdadeiras que muitas vezes podem querer chocolate ou tantas coisas que não lhe fazem bem. Então, na verdade cuida de um bicho é um compromisso que se tem. Sevai viajar, quem vai cuidar? Os horários de banheiro, da comida, devem ser mantidos.
   Revista: Quantos animais você tem?
   Monja Coen: Atualmente moram comigo Godofredo (labrador), Malu (srd) e Prajna (srd).
  
   Para terminar, ela ainda deixou um recado dizendo para cuidarmos dos nossos animais com a mesma ternuara com que cuidamos de nossos filhos, avós e irmão, pois são todos nossos companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!