segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comportamento felino

   "Não queira comparar o comportamento dos felinos ao dos cães. Gatos são gatos, e esta é a beleza deles." É o que diz Alexandre Gonçalves Teixeira Daniel, médico veterinário especializado em medicina felina.

Fonte: Google

   Na edição 70 da revista Pulo do Gato, vamos poder explicar o por quê os gatos não são iguais aos cachorros e que por isso não devem, jamais, ser comparados aos seres caninos. Cada um é cada um!
   Os gatos são decendentes dos felídeos silvestres, animais caracterizados por serem territorialistas e por serem independentes, nos quais viviam em pequenos grupos ou mesmo sozinhos. Além disso, ele está domesticado há aproximadamente 9.500 anos, enquanto os cães já estão próximos aos humanos cerca de 100.000 anos. Com essa diferença em anos de domesticação junto ao homem e por descenderem de uma espécie solitária e predadora, já é possível entendermos o motivo pelo qual os gatos permanecem, ainda, muito mais independentes de nós do que os cachorros.
   Os felinos são independentes, mas isso não significa que não sejam carinhosos ou apegados, pois eles são SIM muito afetivos com seus donos, mas à sua maneira. E apesar deles serem sempre bem adaptados ao seu ambiente, não quer dizer, também, que necessitem de menos atenção. Nossos gatinhos precisam dos mesmos cuidados que um cão, tais como visitas frequentes ao veterinário, vacinação, nutrição adequada, atividades físicas e é lógico, muito amor.
   O comportamento felino inclui o hábito de fazer tudo do mesmo jeito, nos mesmos horários, por isso não gostam de mudar sua rotina. Eles esperam ter sempre a mesma tradição nutricional e receptividade junto a brincadeiras dos donos, por exemplo.
   Isso é tão verdade que mudanças na rotina, pode causar diferença comportamentais nos gatos como a necessidade de marcar território, provover arranhaduras em diversos locais, entre outros. Para quem pensa que isso são frescuras, já digo que não. Isso são consequencias ainda não evoluídas por conta do passado solitário que tiveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!