sexta-feira, 27 de julho de 2012

Respeite: Eles não têm culpa!

Fonte: Google
  
   Quem nunca viu alguém reclamar da existência dos pombos ou assustá-los mediante chutes para afastá-los de determinadas regiões? Caminho todo dia alguns quarterões até chegar ao meu trabalho e ao longo do percurso me deparo com muitas dessas aves, que me fazem refletir bastante.
   Realmente, toda aquela história de que são elas as transmissoras de doenças graves como criptococose, histoplasmose e clamidiose, transmitidas através da inalação de poeira resultante de fezes secas de pombos, são verdades e ainda, há outras nas quais são passadas pela ingestão de alimentos contaminados pelas fezes. Todas essas doenças acarretam sérios riscos que escalam desde dermatites na pele até problemas no nosso sistema respiratório e até nervoso.
   Ok, tudo verdade! Mas concordam comigo que qualquer ambiente mal cuidado gera acúmulo de impurezas que causam doenças? Ou que qualquer animal esquecido lançado a um mundo que nós, humanos, o deterioramos também contribuem com a baixa qualidade de vida do animal e consequentemente a proliferação de maiores chances de contrairem doenças e transmitirem?
   Pois é... É nisso que venho pensando enquanto caminho. Reclama-se tanto das pombas, que mal se podem analisar a situação dramática que elas enfrentam todos os dias para lutar pela sobrevivência da espécie. Por acaso vocês sabiam que em centros urbanos elas vivem de 3 a 5 anos no máximo sendo que em condições naturais e silvestres poderiam alcançar uma vida longa de até 15 anos??
   As condições impostas a essas aves, são em partes (grandes) culpa nossa. Quero dizer, não devemos por exemplo, alimentá-las mesmo que com boas intenções, para que elas exercam suas funções na natureza e tenham um crescimento ordenado e natural. Eu sei que da dó, mas pense na dó que você teria se soubesse que algumas delas morreram por causa de alimentos oferecido aou pela falta dele após se acostumarem. Afinal  elas têm a função muito importante de controlar os insetos e replantar as sementes das plantas que comem e ao receber alimento errado, deixam de buscar na natureza os corretos a sua dieta, como grãos, frutos e insetos.
   Vamos parar de eleger os pombos como vilões, pois se fossem, seriam por falta de opção e vamos contribuir com a qualidade de vida deles e a nossa: Comida de humanos não é para ser dada para cachorros, gatos e muito menos para as aves. Vamos nos atentar também para não deixarmos restos de comidas de animais doméstico atraindo a população, não só de pombos, como de ratos e baratas também e, ainda, limparmos qualquer área que esteja com acúmulo de fezes, isso umidecendo-as com solução desinfetante a base de cloro diluídas em água e protegendo nosso nariz e boca ao realizar tal tarefa.
   Viram? São atitudes nossas que estão faltando e é por conta disso que não acho certo os pombos receberem o semblante de reclamações e desrespeito que, muitas vezes, colocamos neles, afinal eles já são os maiores afetados e prejudicados, já que nem em seu habitat natural com a devida fauna e flora, eles podem viver, visto que nossas antigas gerações o desvastaram e, agora, se continuar assim, estaremos contribuindo para manter a baixa qualidade de vida dos pombos e arriscando a nosa também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!