Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) informou que a comunidade internacional tem que fazer mais para garantir a pesca sustentável no mundo e alertou que quase 30% das populações de peixes correm risco de desaparecer devido à pesca excessiva.
Fonte: Portal G1
“A superexploração não afeta somente de forma negativa o meio ambiente, mas também reduz a produção pesqueira, com efeitos negativos sociais e econômicos”, afirma a agência da ONU que acredita que para aumentar a contribuição da pesca marinha à segurança alimentar, às economias e ao bem-estar das comunidades costeiras, é necessário aplicar planos eficazes para reestabelecer as populações de peixes afetados pela sobrepesca.
De acordo com estatísticas apresentadas pelo órgão, cerca de 57% dos peixes estão totalmente explorados e apenas 13% não estão totalmente. Já os dados da FAO de 2012 mostram que o setor pesqueiro produziu a cifra recorde de 128 milhões de toneladas de pescado para consumo humano.
Por esses dados númericos é que o relatório da ONU sustenta a necessidade em incentivar a administração sustentável desse setor para que o mesmo se torne mais justo e responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!